Esgoto doméstico 100% nas águas do Itajaí Mirim
O Diretor da Rio Vivo em Brusque, Engenheiro Guilherme Ennes, esteve na rádio Cidade nesta segunda-feira(13), no programa Rádio Revista Cidade, apresentado por Rodrigo Santos e Delamar Silva, esclarecendo o trabalho que a empresa desenvolve em Brusque.
Hoje a empresa realiza atividades voltadas ao setor privado, com indústrias e empresas que despejam dejetos industriais e residenciais, no caso de empresas que trabalham com limpeza de foças. Guilherme disse que a estação da Rio Vivo, localizada no Steffen, tem capacidade para realizar 100% do tratamento de esgoto doméstico produzido pela população.
Ele também informou que já existe um estudo por parte da prefeitura municipal de Brusque, para que o esgoto da cidade seja tratado, e não mais despejado no rio Itajaí Mirim e ribeirões. No estudo feito pela prefeitura, foi percebido que manilhas existentes principalmente no centro estão em perfeita condições para a ligação com a tubulação da Rio Vivo, diminuindo os investimentos para implantação do sistema.
Guilherme destacou que existe um interesse público para que seja feito o tratamento do esgoto doméstico, só que para isso algumas barreiras relacionadas ao poder público precisam ser superadas. “ Faltam ações praticas do executivo (Prefeitura) para que o tratamento aconteça” completou o Diretor da Rio Vivo.